terça-feira, 31 de maio de 2011

É Preciso Ver Para Crer ?




















A Reunião Do Dia 29/05/2011 teve como tema: É Preciso Ver Para Crer ?


São Tomé dizia: é preciso ver para crer. Mas ele se enganou, pois o contrário é que é verdadeiro: é preciso crer para ver. Se eu esperar até eu ver para crer, estarei sempre chegando tarde, depois dos que antes, crêem e, crendo, conseguem ver.

Crer é uma atitude que exige adesão.
Nunca poderemos afirmar que chegamos a um amadurecimento completo da fé, pois a alma pulsa de desejo por Deus. Nosso espírito lateja pela necessidade do Altíssimo. Quanto mais temos fé, mais fé desejaremos ter.

Quanto mais progredimos na vida espiritual, maior será nossa entrega a Deus.
Há momentos em que sentimos dúvidas, porém questionar-se não é sinônimo de fraqueza na fé, mas desejo concreto de crer integralmente, sem vacilar.
Se não questionamos, corremos o risco de viver de forma infantil nossa espiritualidade.

Tomé, um dos apóstolos, não estando presente no momento em que Jesus apareceu aos discípulos, duvida da palavra de seus companheiros; a atitude de Tomé até hoje é interpretada por muitos como algo negativo, pois ele não creu. Em determinadas situações da vida, costumamos até dizer: — Eu sou como Tomé, preciso ver para crer.
Muitas vezes, nós somos introduzidos na fé, por influência de alguém, por testemunho de algum parente ou amigo, ou simplesmente aprendemos a ter fé devido à devoção de nossos pais. Porém, chega uma hora em que o testemunho do outro é insuficiente para satisfazer nossas inquietações. Assim, é preciso fazer a própria experiência, andar com as próprias pernas.

Os amigos da samaritana, depois de ouvi-la, desejaram conhecer Jesus. Ao fazerem o encontro com ele, afirmam: Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo. (Jo 4,42)
Tomé não é o símbolo da falta de fé, ele aspira tocar o Senhor com as próprias mãos. Sua adesão não é fraca, ele é um homem que quer crer com convicção e encontrar-se pessoalmente com o Ressuscitado, ele quer crer como adulto.

Nós jamais poderemos crer pelo outro.

Mesmo tendo reta intenção, nunca poderemos impor nossa fé ao outro, mesmo que sejam nossos filhos. Crer é dom pessoal, podemos incentivar, testemunhar, mas nunca obrigar o próximo a acreditar com a mesma intensidade com que nós acreditamos.

Não se alcança a fé por intermédio de sentimentalismos baratos, lavagem cerebral... É preciso ouvir pessoalmente o Senhor, dizendo: 'Introduz aqui (em minha chaga) o teu dedo. Põe tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé'. (Jo 20,27)

Leitura: Jó Cap 23 10-17
(Presença De Deus )

Frase : Quando me sinto Fraco Então é que sou forte .

Dinâmica : Cidadão Chamado Amor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário